sábado, 30 de janeiro de 2016

Cinema

Prepare a pipoca: Dez clássicos infantis do cinema que atravessam gerações

Qual destes marcou sua infância?


 Qual foi o primeiro filme que você assistiu? Certamente essa pergunta lhe leva ás belas e musicais animações da Disney, como 'O Rei Leão', 'A Dama e o Vagabundo', entre outros. Ou ás tardes ensolaradas em frente á televisão, nos bons tempos da 'Sessão da Tarde' na Rede Globo, se deliciando com 'Matilda'. A verdade é que, seja criança ou adulto, os clássicos infantis continuam atravessando gerações e encantando á todos. Vem embarcar com a gente, nessa 'Fantástica Fábrica' de saudade, relembrando os 'Dez Clássicos do Cinema Infantil'. Difícil? Oh, não! Basta um pouquinho de 'Pó de Pirlimpimpim', pensar numa coisa bem boa, e... a voar, a voar, a voar! Rumo á Terra onde as crianças não crescem...

1 - 'O Pássaro Azul' - 1940

Difícil ouvir o termo 'estrela mirim do cinema' e não se lembrar de Shirley Temple (1928-2014), a garotinha que conquistou o mundo inteiro nos anos 30 e 40 ao estrelar filmes como 'Olhos Brilhantes', 'A Pequena Órfã', 'Pobre Menina Rica', entre outros. 'Desde que nosso país tenha Shirley Temple, nós vamos ficar bem' - declarou o presidente do Estados Unidos, Franklin Roosevelt, numa época que reinava no mundo a chamada 'Grande Depressão'. Ainda disse Roosevelt: "Durante essa Depressão, quando o espírito do povo está mais triste do que em qualquer outro momento, é uma coisa magnífica que por apenas 15 centavos , um americano pode ir ao cinema e olhar para o rosto sorridente de uma criança e esquecer de seus problemas", agradecendo a pequena estrela "por ter feito a América atravessar a Grande Depressão com um sorriso".
 Shirley será sempre um marco na história do cinema, e seus filmes prometem arrancar ainda muitos sorrisos, por gerações e gerações. Para integrar esta galeria, escolhemos 'O Pássaro Azul', em que a atriz dá vida á Mytyl, uma menina mal humorada que não dá valor a vida que leva. Até que ela recebe a visita da Fada Berylune (Jessie Ralph), que diz que Mytyl, com a ajuda de animais que se transformam em gente, têm que encontrar o Pássaro Azul da Felicidade, que pode estar no Passado, Presente ou Futuro.

2 - O Mágico de Oz -1939


E falando em Shirley Temple, sabia que ela chegou a ser escalada para interpretar a protagonista Dorothy em 'O Mágico do Oz', da Warner Bros? Porém, não sendo liberada pela Century Fox para participar da produção, Judy Garland ficou com o papel da famosa personagem. Mas se engana quem pensa que esse foi o único problema durante as filmagens . 'O Mágico de Oz' teve constantes dificuldades para definir seu elenco, com atores trocando de papéis frequentemente. Como consequência, os resultados não poderiam ser melhores. Sucesso de bilheteria, o filme figura hoje como um dos maiores clássicos de todos os tempos nas telonas. Que tal preparar a pipoca, calçar seus sapatinhos mágicos, percorrer a Estrada dos Tijolos amarelos, e embarcar na Terra do Oz? Só não esqueça que 'o melhor lugar do mundo é o nosso lar'.

3 - Mary Poppins - 1964


 Filme com Julie Andrews é sempre tudo bom! Se tratando de 'Mary Poppins', não podia ser diferente. A história da babá mágica que chega voando em um guarda chuva para cuidar de duas crianças travessas, contada no livro infantil de P.L.Travers, sempre encantou as filhas de Walt Disney. Não demorou para surgir a idéia de adaptar 'Mary Poppins' para as telas do cinema, idéia esta que perseguiu os Estúdios Disney por um bom tempo, mas que só saiu do papel em 1964, após uma complicada negociação com a autora P.L.Travers.
Protagonizado por Julie Andrews e Dick Van Dyke, o longa-metragem encanta por sua fantasia, magia e música. Impossível terminar de assistir o filme e não estar entoando 'Com um pouco de açúcar, até remédio é um prazer. Remédio passa a ser bom de paladar. Só um pouco de açúcar faz qualquer remédio ser bem gostoso de tomar.'

4 - Matilda - 1996


Baseado no livro de mesmo nome, escrito por Roal Dahl, 'Matilda' é o filme de infância de muita gente. Representado inúmeras vezes pela 'Sessão da Tarde', o filme estrelado por Mara Wilson conta a história de Matilda, uma garota que já nasce um verdadeiro gênio, e descobre ter super poderes. Repleto de efeitos especiais e cenas marcantes, é um filme pra ver e rever. Se você ainda não assistiu, vai a dica.

5 - A Fantástica Fábrica de Chocolate - 1971

A Fantástica Fábrica
de Chocolate chegou aos cinemas pela primeira vez em 1971. A clássica trama
é uma adaptação do livro de Roald Dahl, publicado em 1964. O filme marcou a
vida de muitas gerações, que até hoje se lembram dos personagens. O que talvez você
ainda não tenha se dado conta é que as crianças que estrelaram o filme já não
mais as mesmas. Confira nas próximas fotos Se a versão de 2005, estrelada por Jhonny Deep, arrasta multidões para as salas de cinema, não é muito diferente com a versão clássica de 1971, com Gene Wilder no papel do excêntrico Willy Wonka. Também baseado em um livro de Roald Dahl, assim como 'Matilda', o filme foi grande sucesso de bilheteria. E não é por menos. Entre uma cena e outra, impossível não se pegar com água na boca diante de tanto doce. Só é melhor tomar cuidado, afinal as crianças comilonas não se deram muito bem no filme...

6 - A Princesinha - 1995

  Não, não estamos falando da versão estrelada por Shirley Temple. Apesar de ser um grande clássico, não chegamos a assistir. A versão de 'A Princesinha' em questão é a de 1995, protagonizada pela carismática e talentosa atriz Liesel Matthews. 'A Princesinha' é baseado no livro infantil de mesmo nome escrito pela escritora inglesa Frances Hodgson Burnett, também autora de títulos como 'O Jardim Secreto' e 'O Pequeno Lorde'. Com alguns pontos da história bem diferentes do livro, o longa não deixa de ser mágico. Sara Crewe (Liesel Mattew) é uma menina de 11 anos que descobre o lado sombrio da vida, e como tudo pode ser transformado pelo 'faz de conta'. Vale a pena assistir.
"Eu sou uma princesa sim! Todas as meninas são. Mesmo que elas vivam em sótãos. Mesmo que se vistam com trapos. Mesmo que não sejam bonitas, inteligentes ou jovens. Ainda assim são princesas. Todas nós. Seu pai nunca te falou isso? Nunca falou?"

7 - O Jardim Secreto - 1993

  Lindo, envolvente, atemporal. É assim que pode ser descrito o filme 'O Jardim Secreto', outro clássico da 'Sessão da Tarde'. Mary Lenox (Kate Maberly) é uma menina, que como ela mesma se descreve, não sabe chorar. Ao ir morar com seu tio, o misterioso Lorde Craven (John Lynch), em seu sombrio casarão de mais de cem quatros, em frente á charneca. É lá que Mary descobre o Jardim Secreto, e a magia começa acontecer. Assim como 'A Princesinha', o clássico também é baseado na obra de Frances Hodgson Burnett.

8 - E.T - O Extraterreste - 1982

  A história de amizade entre um menino e um Alien não poderia resultar em um filme mais belo e encantador que 'E.T - O Extraterreste', digirido por Steven Spielberg. Sucesso de público e crítica, foi por onze anos a maior bilheteria do cinema, até ser derrubado por 'Jurassic Park', do mesmo diretor. Estrelando Henry Thomas, o filme contou com a participação de Drew Barrymore ainda criança. Vamos rever?

9 - Shrek - 2001

http://zerohora.clicrbs.com.br/rbs/image/16815361.jpg 

"Talvez não devesse julgar as pessoas antes de conhecê-las". Dispensem os príncipes encantados dos contos de fadas que você ouvia quando criança. Em 'Shrek', você vai conhecer um 'Ogro' cativante, e seu fiel companheiro Burro. Um verdadeiro conto de fadas produzido pela DreamWorks, que se você ainda conheceu, deve conhecer. Um filme simples, divertido, tocante.

10 - Peter Pan - 1953

 

Para encerrar essa galeria, não poderia faltar uma animação da Disney, não é mesmo? Afinal, quem nunca, quando criança, se deliciou com as fantásticas histórias das princesas 'Branca de Neve e os Sete Anões', 'A Bela Adormecida', 'A Bela e a Fera', 'Cinderela', 'A Pequena Sereia'? Ou com as aventuras do famoso personagem Mickey Mouse? Entre diversas animações marcantes, escolhemos 'Peter Pan' para representar os Estúdios Walt Disney, por ser um filme que representa a infância. Através de Peter, o menino que não queria crescer, somos convidados a embarcar em um mundo onde o 'Pó de Pirlimpimpim' é a solução para todos os problemas. E quem nunca sonhou em receber a visita de Peter e sua Fada Sininho, chegados voando pela janela?

Nenhum comentário:

Postar um comentário